Entrevista com profissionais da área de Segurança dos Alimentos

23 de junho de 2020

Entrevistamos alguns profissionais que atuam com alimentos, especificamente na área de food safety e qualidade, que contaram um pouco da sua história, como iniciaram sua carreira profissional, quais os principais desafios e ainda deixaram uma mensagem motivacional para quem quer ingressar nessa carreira tão desafiadora e fundamental para o segmento de alimentos e bebidas.

ANDRESSA FABIANA KAMMERS

Engenheira Química, Auditora e Consultora de Sistemas de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos na AFK Consultoria & Assessoria

Desde meu primeiro emprego trabalho com alimentos, iniciei com 15 anos como secretária da Associação dos criadores de cat fish do Sul, foi meu primeiro contato com padronização e qualidade dos peixes que eram destinados a pesque-pague e frigoríficos.

Quando fiz 19 anos entrei na faculdade de Eng. Química da FURB em Blumenau/SC, cursava a noite e trabalhava durante o dia.

Trabalhei em diversos setores da área de alimentos, desde auxiliar de cozinha, caixa, gerente de UAN até auditora da qualidade. Quando me formei em 2007 já abri minha empresa de consultoria, pois eu já conciliava trabalhar com assessoria na parte da manhã e trabalhava registrada das 15h até 22h.

Com isso trouxe comigo várias empresas nas quais havia trabalhado registrada como meus clientes de assessoria que estão conosco até hoje.

Até 2013 a afk Consultoria atendia apenas a linha de Serviços de alimentação e realizávamos auditoria de fornecedores para uma empresa de Cozinha Industrial Multinacional de SP que atendemos até hoje.

Após este período vimos que o mercado de Segurança de alimentos vinha crescendo e que podíamos atender indústrias, supermercados, açougues e oferecer diversos serviços que eram muito necessários. E também aumentar nossos clientes com os serviços de auditoria de 1° parte 2° parte, onde firmamos também parceira com a WQS do Brasil.

E a partir de 2017 a afk Consultoria se tornou Consultoria Oficial da Norma IFS em SC, onde desde então temos mais este serviço na empresa, onde prestamos assessoria para implementação das Normas IFS Global Markets v. 2, IFS Foodv.6.1 e PAC Secure; e agora somos habilitados a ministrar os cursos OFICIAIS da Norma.

Mas para realizar todos estes sonhos que só foram possíveis devido ter sempre buscado conhecimento, cursos de especialização e formação.

Então deixo uma dica:

¨Esteja pronto quando a oportunidade chegar¨.

JHONATAS MORAES

Químico, Consultor, Assessor e Instrutor de Food Safety e Auditor de Segunda e Terceira parte (fornecedores e Normas reconhecidas pelo GFSI, como: BRC, IFS e FSSC 22000), Fundador da LPA – Louco por Alimentos

Em toda minha vida estudantil jamais imaginei trabalhar no segmento alimentício, pelo fato de sempre ser comunicativo, criativo, minha tendência eram justamente áreas afins como jornalismo, marketing, publicidade e propaganda.

No entanto, quando finalizei o ensino médio, por ser de uma família humilde, não tinha condições de pagar uma faculdade, e o caminho era passar em algum vestibular, o que não aconteceu na primeira tentativa, o que fez, tentar passar no curso técnico de açúcar e álcool na escola técnica, Centro Paula Souza, onde eu já havia feito meu ensino médio e técnico em administração, para que não ficar sem estudar. E eis que nesse momento eu conheço o universo químico por uma vertente muito interessante, o qual me fez pensar em me graduar na área. No próximo ano, tentei novamente e consegui passar na Universidade da Fundação Educacional de Barretos, com 100% de bolsa devido a alta nota que obtive, e assim, em 2009 inicio a graduação em Química Industrial.

Em 2010, quando já estava no 2º ano, participei de 2 processos seletivos, dos quais passei, sendo para um para trabalhar na área administrativa de uma indústria de embalagens, e a outra era como auxiliar da qualidade de um frigorífico bovino, sim, confesso que me peguei em uma grande dúvida, pois enxergava possibilidades em ambas as empresas. E por motivos maiores, as quais atribuo a Deus, escolhi o Frigorífico Bovino, minha entrada para o universo alimentício, e desde o primeiro momento foi paixão. Não foram flores, pois haviam dias que eu entrava as 03, 05 horas da manhã para realizar a liberação da linha pós higienização pré-operacional, conciliando com os estudos, realmente foram dias difíceis, mas, que fazem todo o sentido agora.

Encontrei com profissionais que foram e são verdadeiros exemplos de técnica e principalmente valores éticos, assim como outros que não partilham do verdadeiro propósito que é produzir alimentos, e o segredo é saber filtrar e absorver o que de fato vale a pena e não repetir, replicar ações das quais não gostamos.

Minha monografia foi sobre fatores que impactam na qualidade da carne bovina, e isso me fez passar em um processo interno da empresa para trabalhar no setor de Pesquisa e Desenvolvimento Corporativo, momento este da minha vida que moldou não somente o profissional Jhonatas, mas como o ser humano, nascido do interior de São Paulo, o qual tinha o mundo como sendo tudo distante, e agora todas essas distancias territoriais estavam sendo encurtadas, devido as várias viagens pelas unidades no Brasil e fora para dar suporte técnico e implementar melhorias. Algo que aprendi e levo por onde vou, é a importância de todos da indústria entenderem que estamos no mesmo barco e discordar faz parte, no entanto, devemos entrar em consenso de modo a encontrar a melhor opção para a EMPRESA, o que refletirá em todos nós, e com certeza, um grande segredo é sempre levantarmos os custos não percebidos das nossas áreas de pesquisa e desenvolvimento e qualidade.

Após 05 anos nessa empresa, dei um novo passo, me sentindo inseguro, pois achava que entendia apenas de frigorífico bovino e principalmente de Pesquisa e Desenvolvimento, e esse novo caminho (qualidade e segurança dos alimentos) me mostrou que somos capazes de tudo, quando queremos e fazemos por onde, e desde então, tenho certeza que podemos trabalhar em qualquer área, com qualquer tipo de produto, não me pertencendo mais esse medo do novo, pelo contrário, agora, mais do que nunca, o novo me encanta. Trabalhei com colágeno bovino, ingredientes, massas alimentícias (frescas, secas e pratos prontos congelados). Gerenciei times da qualidade, implementei Normas, admiti, demiti, fui admitido e também demitido, mas sempre com meus valores éticos pelos alimentos e seu princípio de gerar e manter a vida.

Durante todo esse tempo, nunca parei de estudar, pois o segmento alimentício é muito dinâmico quanto a legislações, ferramentas da qualidade, Normas Internacionais e também em tecnologias (equipamentos, softwares, etc).

Após 10 anos em indústrias alimentícias, justamente por não desfazer dos meus valores, senti o gosto de ser demitido, e isso só me fortaleceu ainda mais. Foi quando resolvei abrir o meu negócio, algo que traduzisse o que eu tenho de essência e propósito pelos alimentos, e então nasceu a LPA FOODS (Louco Por Alimentos), e fazendo um trabalho de dedicação, muita técnica e humildade (pois também não sabemos de tudo, e algo muito importante é sabermos onde buscar essas informações) venho crescendo e fortalecendo minha marca, com Consultorias, Assessorias, Treinamentos e uma grande paixão que são as Auditorias.

Ainda me lembro da primeira auditoria que fiz, pois antes de entrar na empresa chorei muito, pois estava muito emocionado, por lembrar daquele jovem de 18 anos, iniciando sua carreira em um frigorífico, indo de bicicleta de madrugada. Lembro da sensação de ter visto a Liliana Batista pela primeira vez, auditando, e eu pensando que um dia queria ser igual a ela, e ali estava eu, 10 anos depois, realizando mais um sonho.

Os sonhos não param, até porque eles são os nossos combustíveis, e o que eu posso falar pra cada um que está começando na carreira, é o que eu falaria pra mim há 10 anos atrás:

– NÃO SERÁ FÁCIL, OS DESAFIOS E DIFICULDADES SÃO GRANDES. VOCÊ ENCONTRARÁ PROFISSIONAIS DESUMANOS E COM FALTA DE ÉTICA, MAS SE PRENDA EM PROFISSIONAIS QUE POSSUAM BRILHO NOS OLHOS PELO QUE FAZEM, E QUE ACIMA DE TUDO NÃO VENDEM SEUS VALORES A QUALQUER CUSTO. E ASSIM COMO ELES, FIQUEM FIRMES NAQUILO QUE EU CHAMO, NÃO DE PROFISSÃO, MAS DE MISSÃO DE PRODUZIR ALIMENTOS PARA MANUTENÇÃO DA VIDA!

Desejo Sucesso e acima de tudo Felicidade a cada um!

MARIA JULIANA FRANCESCHINI TERTULINO

Nutricionista, Auditora de Normas de Food Safety como a FSSC 22000 e IFS Global Markets, Instrutora da Train To Comply Brasil

Meu desejo de se tornar nutricionista para trabalhar exclusivamente na área de qualidade e segurança dos alimentos, foi desde antes de começar a universidade. Todas as vezes que os professores perguntavam em qual área gostaríamos de trabalhar depois de formados, eu respondia sem hesitar, que seria a área de controle de qualidade dos alimentos, mesmo estando em uma universidade e em um curso predominantemente dominado pela área clínica. Durante a universidade eu fiz estágios não obrigatórios em uma grande empresa de varejo, onde aprendi muito sobre qualidade, controles, higiene, legislação e trabalho em equipe.

Ao me formar na faculdade entrei no meu primeiro trabalho, diretamente em um restaurante industrial com um grande número de refeições e de colaboradores, onde tive talvez o meu maior desafio profissional, já que precisava adequar a prática com a teoria, algo que não é muito simples.

Fiz minha pós graduação em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos e fui trabalhar em uma indústria de laticínios, especificamente na área de qualidade, onde realizava trabalhos com clientes de food service, exigentes com os padrões de qualidade e de food safety.

Depois de um tempo nessa empresa, decidi mudar de vida pessoal e me tornei mãe, mudei para o interior de São Paulo e voltei a atuar em restaurante industrial, mas fiquei pouco tempo nessa área e decidi junto com meu esposo abrir nosso negócio de alimentação. Infelizmente a nossa empresa não teve um crescimento esperado e tivemos de retornar a São Paulo.

Nesse retorno eu trabalhei novamente em uma indústria de alimentos que manipula produtos importados, onde tive meu contato profundo com a IFS Food. Também me tornei professora universitária no curso de nutrição e de pós graduação com foco em segurança dos alimentos e legislação sanitária.

Mas decidi retornar à cidade do interior, já que meu esposo arrumou trabalho por lá e meu coração estava nessa cidade que é São João da Boa Vista, então ao voltar decidi trabalhar com consultoria e auditoria e assim iniciei nessa área, realizando cursos diversos. Também é importante falar que desde minha formação eu sempre fiz cursos e participei de eventos na área de qualidade e segurança dos alimentos.

Atualmente sou auditora líder da norma FSSC 22000 e auditora de segunda parte da IFS Global Markets e também instrutora da WQS e Train To Comply.

Para quem quer ingressar na área de qualidade e segurança dos alimentos eu aconselho a realizar muitos cursos, participar de eventos, estudar as legislações, estar sempre se atualizando e fazer muitos colegas de profissão, pois nessa área não somos concorrentes, mas sim colegas / amigos que se ajudam e andam de mãos dadas para o bem maior: manter a segurança dos produtos alimentícios e evitar que doenças e agravos ocorram nas pessoas pelo consumo de alimentos contaminados.

Maria Juliana Franceschini

Maria Juliana Franceschini

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2007). Especialista em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos pelo Instituto Racine (2010). Possui experiência na área de industrial e de nutrição, com ênfase em Qualidade e Segurança dos Alimentos.

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Aceito e Concordo