Como iniciar a carreira na área de Segurança dos Alimentos?

12 de junho de 2020

Podemos afirmar que o mercado de trabalho para quem atua, ou deseja atuar, na área de alimentos e bebidas, é amplo e possui várias vertentes que podem interessar os mais diversos tipos de profissionais. Vamos tratar especificamente da área de segurança dos alimentos, que possuem diversos tipos de cargos, sendo os principais em indústrias de alimentos, restaurantes, varejo, armazéns, consultoria, auditoria, entre outros. Mas como iniciar nessa área do food safety, que é tão desafiadora aos profissionais e ao mesmo tempo essencial e vital para o seguimento de alimentos e bebidas?   

Vamos dividir em algumas etapas, quais são os caminhos que esses profissionais podem seguir para alcançar a almejada posição na área de qualidade e segurança dos alimentos:

  1. Formação profissional: Existem diversos cursos de graduação e técnico, que possibilitam a atuação dos profissionais na área de alimentos e bebidas, com ênfase em segurança dos alimentos, podemos destacar os principais, tais como: engenharia de alimentos, engenharia química, nutrição, tecnólogo em alimentos, química, biologia, farmácia, entre outros.
  2. Especialização: É muito importante que após a realização do curso de graduação, o profissional formado busque por uma especialização na área de alimentos e bebidas, especificamente voltado para segurança dos alimentos como: gestão da qualidade e controle sanitário de alimentos, higiene, microbiologia e demais.  
  3. Experiência profissional: A experiência profissional é fundamental em qualquer área de atuação e não seria diferente com a área de alimentos, acontece que esse quesito não se torna eliminatório, sendo que profissionais muitas vezes iniciam sua carreira na área de food safety sem nenhuma atuação anterior na área. Vale ressaltar que para trabalhar como consultor ou auditor a experiência prévia é pré-requisito mandatório, principalmente para auditores líderes de normas reconhecidas pelo GFSI.  
  4. Cursos diversos: Existem diversos cursos que são oferecidos e ministrados pelas mais diversas instituições, como a Train To Comply, com opções para todos os tipos, mas destacamos que os necessários para quem quer atuar na área de alimentos seguros, são: Boas Práticas de Fabricação, APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), interpretação de normas como a FSSC 22000 / IFS / BRCGS. Veja mais opções de cursos na área de segurança dos alimentos através do link: http://ead.traintocomply.com.br/categories/seguranca-dos-alimentos

E para concluir esse nosso artigo e fechar essas informações de forma precisa e completa, vamos seguir agora entrevistando os profissionais que atuam diretamente com segurança dos alimentos, conhecendo mais sobre sua formação profissional, experiência e como conseguiram evoluir na sua carreira. Até mais!

Maria Juliana Franceschini

Maria Juliana Franceschini

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2007). Especialista em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos pelo Instituto Racine (2010). Possui experiência na área de industrial e de nutrição, com ênfase em Qualidade e Segurança dos Alimentos.

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade. Aceito e Concordo